Projeto EducArte participa de congresso em Salvador-BA PDF Imprimir
Seg, 08 de Agosto de 2011 11:38
Uma comitiva de acadêmicos de diversos cursos do Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), sob a supervisão da professora Marta Messias da Silveira, está participando da XI edição do Congresso Luso-Afro-Brasileiro em Ciências Sociais, desde o dia 7 de agosto de 2011 até o dia 10, quarta-feira. O Congresso discute os temas Diversidades e (Des)Igualdades e reúne pesquisadores dos diversos países de língua portuguesa. Além disso, a equipe também desenvolveu atividades de aperfeiçoamento em dança afro junto à Fundação Cultural da Bahia (FUNCEB) e a Faculdade de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBa).

alt alt
Equipe aprimorou conhecimentos sobre dança afro na UFBa(e) e iniciou sua participação no XI CONLAB (d), que prossegue até o dia 10

A participação ocorreu a partir do projeto EducArte, desenvolvido pelo Campus Uruguaiana com recursos da PROEXT/MEC, que desenvolve atividades nas escolas municipais, CACAU e CASE/Uruguaiana. A professora Marta e sete bolsistas de graduação dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Enfermagem, e Fisioterapia encontram-se na capital do estado da Bahia desde o dia 30 de julho de 2011.

De acordo com a professora Marta, a iniciativa faz parte de um processo de consolidação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UNIPAMPA) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Corporeidade e Relações Étnico Raciais (GEEPERs), que ela considera "importantes instrumentos para implantação das políticas de ações afirmativas propostas pela Comissão Especial de Implementação das Ações Afirmativas (HICABI)" da Universidade Federal do Pampa.

Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social