Cabeçalho Portal Unipampa Página inicial Site Campus Alegrete Site Campus Caçapava do Sul Site Campus Bagé Site Campus Dom Pedrito Site Campus Itaqui Site Campus Jaguarão Site Campus Livramento Site Campus São Borja Site Campus São Gabriel Site Campus Uruguaiana


 


UNIPAMPA e líderes indígenas debatem propostas inclusivas PDF Imprimir
Qua, 13 de Julho de 2011 10:40
A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) realizou o I Encontro com Líderes Indígenas no dia 08 de julho de 2011 no Palacete Pedro Osório em Bagé. No evento, coordenado pelo vice-reitor da UNIPAMPA, professor Norberto Hoppen, estiveram presentes caciques representando nove comunidades indígenas, a representante da FUNAI, assistente social Maria Inês de Freitas, a representante da FURG, a assistente social Soledad Bech Gaivizzo, e o representante do CAPEIN/UFRGS, professor José Otávio Catafesto de Souza, além de representantes das 21ª e 39ª Coordenadorias Regionais de Educação, acadêmicos da URI Erechim e UFRGS.

Representando a UNIPAMPA, além do vice-reitor, participaram a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), professora Laura Fonseca, a pró-reitora de Graduação (PROGRAD), professora Lucia Vinadé, o diretor do Campus Bagé, professor Fernando Junges, o coordenador do Processo Seletivo da Universidade, professor Carlos Aurélio Dilli Gonçalves; os coordenadores acadêmicos do Campus Jaguarão, professor Maurício Vieira, e do Campus Santana do Livramento, professor Luiz Edgar Lima, a representante da Comissão de Ações Afirmativas da Universidade, professora Marta Iris Camargo Messias da Silveira, do Campus Uruguaiana. A organização do evento foi um trabalho conjunto das equipes do Gabinete da Reitoria, do Gabinete do vice-reitor e da PRAEC.

alt

Segundo a professora Laura Fonseca, entre os assuntos tratados na reunião estava a forma de ingresso no Ensino Superior. Uma das questões a enfrentar é de ordem educacional: os indígenas não têm ainda uma forte participação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que está se tornando uma grande porta de acesso aos bancos universitários. Com isso, mesmo tendo uma cota de vagas prevista pelas políticas afirmativas, a população indígena não está conseguindo aproveitar a oportunidade. A proposta é a criação de um processo seletivo especial para os estudantes indígenas. As normas e a viabilidade dessa iniciativa devem ser avaliadas no âmbito do Conselho Superior Universitário da UNIPAMPA (CONSUNI).

Outro aspecto discutido pelos líderes, de acordo com a pró-reitora Laura, é o interesse das comunidades por cursos específicos da UNIPAMPA, vistos como especialmente relevantes para o desenvolvimento das populações. A questão será levada ao conhecimento dos cursos para que se possa construir uma solução adequada do ponto de vista legal e que atenda dentro do possível o anseio das populações indígenas.

alt alt

As possibilidades de colaboração da Assistência Estudantil também chamaram a atenção dos caciques, que já conhecem um pouco dos benefícios em vigor nas universidades federais graças à presença de índios nos corpos discentes da FURG e da UFRGS. Apesar do interesse nas condicionalidades dos benefícios geridos pela PRAEC, a pró-reitora Laura Fonseca afirma que os líderes demonstraram maior preocupação em relação às dificuldades de convivência entre jovens de culturas diferentes. Uma proposta de apoio que permita que os alunos indígenas não ingressem isolados nos cursos é vista como favorável para que os estudantes não percam por completo o contato com alguém da sua cultura, o que tambem pode ajudar na integração. Ideias nesse sentido também terão de ser debatidas com os líderes e apreciadas pelo CONSUNI.

Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social
 


Av. General Osório, 900
Bagé, RS 96400-100
Fone Reitoria: (53) 3240-5400