UNIPAMPA presente na interiorização do Governo do Estado PDF Imprimir
Sex, 01 de Julho de 2011 17:33
A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) participou da intensa programação que marcou a interiorização do Governo do Estado em Bagé, nesta sexta-feira, 1º de julho. Pela manhã, a Universidade, representada pela reitora Maria Beatriz Luce, esteve presente na reunião de trabalho que marcou a instalação do governo e do secretariado na cidade, realizada no Ginásio da Escola São Pedro. Na oportunidade, foram firmados um protocolo de cooperação entre a Secretaria de Estado de Educação, a UNIPAMPA e a UFRGS, para fomentar a educação de qualidade social na rede municipal e estadual de Bagé, além de uma carta de intenções de cooperação entre a Instituição e a Companhia Riograndense de Mineração (CRM).

alt alt

Os secretários puderam apresentar à comunidade os esforços que vêm sendo realizados em prol da região de Bagé e dar conhecimento sobre os atos assinados ou com execução iniciada na ocasião. O governador Tarso Genro falou sobre a relação de transparência que o governo procura firmar com a sociedade e a importância do exercício democrático da crítica e acompanhamento constante pela Universidade. “Queremos transformar Rio Grande do Sul num exemplo para a democracia mundial. A crítica pública deve controlar o exercício de governo”, afirmou.

A reitora Maria Beatriz Luce considera que processos de interiorização do governo como essa prestigiam muito o trabalho das comunidades locais, em suas prefeituras e órgãos estaduais e federais. “Temos sido recompensados com medidas e projetos auspiciosos para o desenvolvimento da região”, comemorou.

Durante o dia, a UNIPAMPA também esteve presente no Mutirão Social realizado na Praça Silveira Martins. No espaço foram apresentadas algumas das produções de alunos e professores da Universidade, como experimentos do curso de Física, apresentação do grupo Vozes do Pampa, além da interação com a comunidade.

Secretária visita o Campus

Durante a tarde, o Campus Bagé recebeu a visita da secretária adjunta da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Ghissia Hauser, acompanhada do diretor administrativo da Secretaria, Gilmar Valadares. Além disso, um debate sobre tecnologias livres para inclusão, governança e cultura digital reuniu representantes do Gabinete Digital do governo, da SEDUC, Procergs, do IF-SUL, da URCAMP, da prefeitura e sociedade com a UNIPAMPA, sob a mediação do diretor do Campus Bagé, Fernando Junges.

alt alt

Os membros da Secretaria conheceram a estrutura do Campus Bagé em visita acompanhada pela reitora e pelo coordenador Acadêmico, Carlos Betemps. A secretária e o diretor administrativo se mostraram bem impressionados com as instalações modernas do prédio, e puderam conhecer salas de aula, laboratórios, biblioteca, além de interagir com professores e estudantes. Eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da UNIPAMPA e congratularam seu papel decisivo para o desenvolvimento da região e da ciência e tecnologia.

Aline Reinhardt para Assessoria de Comunicação Social