V Fórum EAD avança na consolidação da modalidade na UNIPAMPA PDF Imprimir
Ter, 17 de Maio de 2011 14:24
Trocar experiências já implantadas e debater os caminhos para a consolidação do ensino a distância na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) nortearam as atividades dos dois dias de encontro do V Fórum de Educação a Distância – EAD, organizado pela Coordenadoria de Fóruns em parceria com a Coordenadoria de Educação a Distância. Estiveram reunidos em Bagé, nos dias 11 e 12 de maio, representantes dos dez campus e da reitoria em torno de um dos objetivos da política da UNIPAMPA, a consolidação do EAD como modalidade de ensino.

Para isso, os participantes foram instigados a diagnosticar as condições de infraestrutura para adoção da modalidade, em debate inicial conduzido pela coordenadora de EAD, professora Amanda Meincke Melo, com a colaboração da reitora, Maria Beatriz Luce, e do vice-reitor, Norberto Hoppen. O grupo reforçou a necessidade de introdução de componentes curriculares EAD nos projetos pedagógicos dos cursos presenciais, e também comentou a importância de se lidar com as condições reais de conectividade no planejamento das atividades com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação, ao mesmo tempo em que devem ser buscadas melhorias na infraestrutura de rede disponível.

alt

Para a Coordenadoria de EAD, o V Fórum constituiu espaço dinâmico e participativo para visibilidade das ações e projetos em andamento, trocas de experiências, reflexões sobre a modalidade de educação a distância na Universidade, diagnóstico, proposições e estabelecimento de novas parcerias. Com a colaboração dos diferentes atores da Universidade, em rede, a Coordenadoria vê boas perspectivas de trabalho na modalidade para a Instituição.

Apresentações de Trabalhos

Uma das contribuições mais significativas do Fórum é a troca de experiências permitida pela apresentação de trabalhos e projetos. Foram apresentados projetos das três linhas contempladas pelo Edital UNIPAMPA de Inovação em Processos de Ensino e Aprendizagem 2010/01, totalizando nesta edição a apresentação de 12 trabalhos. No primeiro dia, foram relatados o andamento de trabalhos nas linhas (A) Boas práticas em processos de ensino e aprendizagem na graduação, na pós-graduação ou em ações de extensão, com carga-horária na modalidade de Educação a Distância, (B) Construção de materiais educacionais digitais para apoio ao ensino de graduação, de pós-graduação e em ações de extensão e (C) Capacitação para o desenvolvimento de materiais educacionais digitais.

alt

Para a Coordenação EAD, a apresentação dos projetos constitui importante espaço para trocas de experiências e de visibilidade dos trabalhos em desenvolvimento na modalidade, além de ser diagnóstico da Coordenadoria de EAD, com vistas a realizar melhorias nos futuros editais de fomento à Educação a Distância na Universidade. As discussões apontam encaminhamentos como a necessidade de uma Biblioteca Digital Online e mecanismos institucionais para publicação, por exemplo.

Ainda no primeiro dia, foi apresentado o andamento de projetos de Cursos Superiores em EAD, com a presença do vice-reitor e dos pró-reitores de Graduação, Lúcia Vinadé, e Pós-Graduação, Vinícius Garcia. Os docentes Aden Pereira, Renata Silva, Sandro Melo e Vanessa Damasceno, do Campus Jaguarão, apresentaram os primeiros resultados do trabalho do grupo para compor um projeto de curso de Graduação em Licenciatura em Letras – Habilitação Língua Portuguesa – Leitura e Produção Textual na modalidade de Educação a Distância, informando o perfil do egresso e abrindo a proposta à participação de mais colaboradores. O professor do Campus Itaqui, Nelson Bariani, apresentou o projeto do curso de Pós-Graduação em Produção Integrada Agroalimentar: Interação Alimento-Ambiente-Sociedade, de caráter multicampi.

alt

O segundo dia do fórum foi dedicado à apresentação, discussão e encaminhamentos para engajamento dos campus no projeto “Jornada UNIPAMPA em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação” durante o segundo semestre de 2011, contando com o acompanhamento e a colaboração das pró-Reitoras de Graduação e de Extensão, Ulrika Arns. No período da tarde, foi conduzida uma oficina, na qual os presentes puderam expressar críticas e sugestões ao projeto da Jornada, sugerir novos temas para discussão e indicar atividades com as quais poderiam colaborar, além de recursos possíveis e ações locais.

A Coordenadoria de EAD, em conjunto com as Pró-Reitorias de Graduação e de Extensão, deve lançar em breve edital para adesão dos campus à Jornada. O objetivo geral da iniciativa é possibilitar a formação continuada, a sensibilização e a discussão da modalidade EAD aos profissionais da instituição e também aos profissionais da comunidade acadêmica local interessados.

Aline Reinhardt para Assessoria de Comunicação Social