Cabeçalho Portal Unipampa Página inicial Site Campus Alegrete Site Campus Caçapava do Sul Site Campus Bagé Site Campus Dom Pedrito Site Campus Itaqui Site Campus Jaguarão Site Campus Livramento Site Campus São Borja Site Campus São Gabriel Site Campus Uruguaiana


 


V Fórum EAD avança na consolidação da modalidade na UNIPAMPA PDF Imprimir
Ter, 17 de Maio de 2011 14:24
Trocar experiências já implantadas e debater os caminhos para a consolidação do ensino a distância na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) nortearam as atividades dos dois dias de encontro do V Fórum de Educação a Distância – EAD, organizado pela Coordenadoria de Fóruns em parceria com a Coordenadoria de Educação a Distância. Estiveram reunidos em Bagé, nos dias 11 e 12 de maio, representantes dos dez campus e da reitoria em torno de um dos objetivos da política da UNIPAMPA, a consolidação do EAD como modalidade de ensino.

Para isso, os participantes foram instigados a diagnosticar as condições de infraestrutura para adoção da modalidade, em debate inicial conduzido pela coordenadora de EAD, professora Amanda Meincke Melo, com a colaboração da reitora, Maria Beatriz Luce, e do vice-reitor, Norberto Hoppen. O grupo reforçou a necessidade de introdução de componentes curriculares EAD nos projetos pedagógicos dos cursos presenciais, e também comentou a importância de se lidar com as condições reais de conectividade no planejamento das atividades com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação, ao mesmo tempo em que devem ser buscadas melhorias na infraestrutura de rede disponível.

alt

Para a Coordenadoria de EAD, o V Fórum constituiu espaço dinâmico e participativo para visibilidade das ações e projetos em andamento, trocas de experiências, reflexões sobre a modalidade de educação a distância na Universidade, diagnóstico, proposições e estabelecimento de novas parcerias. Com a colaboração dos diferentes atores da Universidade, em rede, a Coordenadoria vê boas perspectivas de trabalho na modalidade para a Instituição.

Apresentações de Trabalhos

Uma das contribuições mais significativas do Fórum é a troca de experiências permitida pela apresentação de trabalhos e projetos. Foram apresentados projetos das três linhas contempladas pelo Edital UNIPAMPA de Inovação em Processos de Ensino e Aprendizagem 2010/01, totalizando nesta edição a apresentação de 12 trabalhos. No primeiro dia, foram relatados o andamento de trabalhos nas linhas (A) Boas práticas em processos de ensino e aprendizagem na graduação, na pós-graduação ou em ações de extensão, com carga-horária na modalidade de Educação a Distância, (B) Construção de materiais educacionais digitais para apoio ao ensino de graduação, de pós-graduação e em ações de extensão e (C) Capacitação para o desenvolvimento de materiais educacionais digitais.

alt

Para a Coordenação EAD, a apresentação dos projetos constitui importante espaço para trocas de experiências e de visibilidade dos trabalhos em desenvolvimento na modalidade, além de ser diagnóstico da Coordenadoria de EAD, com vistas a realizar melhorias nos futuros editais de fomento à Educação a Distância na Universidade. As discussões apontam encaminhamentos como a necessidade de uma Biblioteca Digital Online e mecanismos institucionais para publicação, por exemplo.

Ainda no primeiro dia, foi apresentado o andamento de projetos de Cursos Superiores em EAD, com a presença do vice-reitor e dos pró-reitores de Graduação, Lúcia Vinadé, e Pós-Graduação, Vinícius Garcia. Os docentes Aden Pereira, Renata Silva, Sandro Melo e Vanessa Damasceno, do Campus Jaguarão, apresentaram os primeiros resultados do trabalho do grupo para compor um projeto de curso de Graduação em Licenciatura em Letras – Habilitação Língua Portuguesa – Leitura e Produção Textual na modalidade de Educação a Distância, informando o perfil do egresso e abrindo a proposta à participação de mais colaboradores. O professor do Campus Itaqui, Nelson Bariani, apresentou o projeto do curso de Pós-Graduação em Produção Integrada Agroalimentar: Interação Alimento-Ambiente-Sociedade, de caráter multicampi.

alt

O segundo dia do fórum foi dedicado à apresentação, discussão e encaminhamentos para engajamento dos campus no projeto “Jornada UNIPAMPA em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação” durante o segundo semestre de 2011, contando com o acompanhamento e a colaboração das pró-Reitoras de Graduação e de Extensão, Ulrika Arns. No período da tarde, foi conduzida uma oficina, na qual os presentes puderam expressar críticas e sugestões ao projeto da Jornada, sugerir novos temas para discussão e indicar atividades com as quais poderiam colaborar, além de recursos possíveis e ações locais.

A Coordenadoria de EAD, em conjunto com as Pró-Reitorias de Graduação e de Extensão, deve lançar em breve edital para adesão dos campus à Jornada. O objetivo geral da iniciativa é possibilitar a formação continuada, a sensibilização e a discussão da modalidade EAD aos profissionais da instituição e também aos profissionais da comunidade acadêmica local interessados.

Aline Reinhardt para Assessoria de Comunicação Social

 


Av. General Osório, 900
Bagé, RS 96400-100
Fone Reitoria: (53) 3240-5400