Início > Núcleo de línguas adicionais inicia aulas após recorde de inscrições
Data de Publicação 29/03/2016 - 16:59 Atualizado em 29/03/2016 - 16:59 2610 visualizações

Núcleo de Línguas Adicionais inicia aulas após recorde de inscrições

Cursos são gratuitos e voltados à comunidade em geral
Por Aline Reinhardt da Silveira

O Núcleo de Línguas Adicionais do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) iniciou nessa segunda-feira, 28, sua atividades em sala de aula após uma expressiva procura por parte da comunidade da cidade. Ao todo, foram 478 inscritos para as 14 turmas de cursos gratuitos de inglês, espanhol e escrita chinesa.

O Núcleo é um projeto de Extensão que, todos os semestres, oferece cursos de línguas ao público em geral. São atendidos estudantes e profissionais das mais diversas áreas, além de crianças a partir dos 9 anos e idosos. Os cursos são totalmente gratuitos, ministrados por formandos ou formados em Letras, sob a supervisão da professora Simone Silva Pires de Assumpção, coordenadora do projeto e doutora em Letras na área de aquisição da linguagem.

A docente explica que foram oferecidas inicialmente 324 vagas, divididas em 14 turmas: Inglês Básico I, Inglês Básico II, Inglês Intermediário I, Inglês Intermediário II, Conversação em Inglês, Inglês para crianças, Inglês para Adolescentes, Espanhol Básico I, Espanhol Intermediário I, Conversação em Espanhol e Escrita Tradicional Chinesa.  “Após as inscrições, devido à grande procura, desdobramos as turmas básicas e conseguimos criar mais algumas vagas. Assim, dos 478 pedidos de inscrição, conseguimos atender 361”, pontua a coordenadora da ação.

As aulas acontecem no Campus Bagé, na sala do Núcleo de Línguas Adicionais (4204), e seguem ao longo de dez semanas. Os cursos tem duração total de 20 horas, sendo que cada turma tem uma aula semanal de duas horas. O Núcleo oferece cursos à tarde e à noite durante a semana, e aos sábados pela manhã e à tarde.

Neste semestre, atuam no Núcleo 16 estagiários de graduação, um estagiário de pós-graduação e dois voluntários. “Esse número, bem como o número de turmas ofertadas, varia semestre a semestre, mas costuma ficar próximo ao patamar observado neste semestre”, comenta a professora.

Os cursos são semestrais, e as próximas inscrições estão previstas para o dia 23 de agosto.

Tags: Extensão, Bagé