Início > Lancada frente em defesa da unipampa
Data de Publicação 10/06/2016 - 18:55 Atualizado em 10/06/2016 - 18:55 1534 visualizações

Lançada Frente em Defesa da Unipampa

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

No Rio Grande do Sul as baixas temperaturas eram sentidas por gaúchos de todo estado na última quinta-feira, 09. Mas não no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa que ficou aquecido com cerca de 400 pessoas que viajaram de mais de 10 municípios para participar do ato de instalação da Frente Parlamentar Pluripartidária em Defesa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O movimento pretende conseguir apoio de todos os senadores e deputados gaúchos e marcar agendas com o Ministério da Educação e a Casa Civil do Governo Federal para tentar reduzir os cortes de verbas que a Universidade vem sofrendo.

Além dos deputados estaduais proponentes, Luiz Fernando Mainardi e Adão Vilaverde, também estiveram presentes Edegar Pretto, Zé Nunes, Stela Farias, Jeferson Fernandes, Tarcisio Zimmermann, Pedro Ruas, Frederico Antunes, Luis Augusto Lara e Elton Weber. Os deputados federais Afonso Motta, Dionilso Marcon e Henrique Fontana também acompanharam o ato. Além deles, reitora pro tempore da Unipampa, Maria Beatriz Luce, prestigiou o lançamento.

Na oportunidade o reitor da Unipampa, Marco Antonio Hansen, apresentou as informações orçamentárias da instituição que hoje possui um déficit orçamentário de R$ 45.279.005,20 em função dos cortes no orçamento feito pelo governo federal. Hansen também falou sobre os ajustes que estão sendo feitos pela instituição em função do déficit e que afetam os contratos com empresas terceirizadas. “Nós vamos seguir buscando a diminuição do contingenciamento das verbas da instituição. Não somos a favor desses cortes, mas temos que tomar decisões que não afetem a atividade fim da Unipampa. Os ajustes serão feitos contra a minha vontade, mas são necessários”, afirmou Hansen.

Reitor discursa em ato de lançamento da Frente Parlamentar Pluripartidária em Defesa da Unipampa

O deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar, Luiz Fernando Mainardi, falou sobre o compromisso do parlamento gaúcho com a Unipampa. “Essa Universidade não caiu do nada, ela veio da luta do povo. A comunidade acadêmica está legitimamente exigindo de seu governo uma educação pública de qualidade”, falou ele. O deputado ainda afirmou que as autoridades competentes precisam ser conscientizadas dos diferenciais da Unipampa em relação a outras instituições de ensino superior e da importância estratégica da Universidade para o desenvolvimento econômico e social das regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul.

No final do encontro foi aprovado um manifesto que retrata a situação atual da universidade, espelha suas necessidades, defende que eventuais cortes em despesas/investimentos por parte do Estado Brasileiro não devem ser lineares, mas sim observar critérios que não comprometam investimentos já feitos e que, acima de tudo, não coloquem em risco setores fundamentais para a retomada do desenvolvimento econômico e social.