Início > Grupo de trabalho visa construir uma politica de saude mental da unipampa
Data de Publicação 03/08/2025 - 22:09 Atualizado em 03/08/2025 - 22:09 392 visualizações

Grupo de trabalho visa construir uma política de saúde mental da Unipampa

O GT também busca realizar a atualização de resoluções pertinentes ao tema na Universidade
Por Franceli Couto Jorge

Tratar de uma Política de Saúde Mental e realizar a atualização de resoluções pertinentes à área, no âmbito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), são os objetivos iniciais do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Mental. Instituído por meio da Portaria nº 302, de 14 de fevereiro de 2025, o grupo iniciou efetivamente suas atividades em abril e, desde então, realiza encontros quinzenais para construir coletivamente entendimentos, ações e documentos que contribuam para a promoção da saúde mental na Unipampa.

Conforme o Grupo, “a iniciativa visa garantir um ambiente universitário mais saudável e acolhedor para todos os membros da comunidade acadêmica”. A criação do GT foi um encaminhamento do Conselho Universitário (Consuni), a partir da apresentação da Carta Aberta dos/as Psicólogos/as da Universidade no ano de 2024.

O GT é formado por representantes do Consuni das três categorias (discentes, docentes e técnico-administrativos em educação) e das Unidades. Entre as ações programadas pelo  Grupo para 2025 está a realização de um Seminário de Boas Práticas. 

 

Carta Aberta dos/as Psicólogos/as da Universidade

Conforme o Grupo de Trabalho, a escrita e a divulgação da carta aberta é importante para que todas as pessoas tomem conhecimento sobre o relevante papel da psicologia na instituição, suas possibilidades, limitações, bem como, a necessidade de mais psicólogos/as no quadro de pessoal. Além disso, a carta ressalta a cultura institucional permeada por diversos tipos de violências. São destacadas também as demandas em saúde mental mais prevalentes, a nível individual e coletivo.

O documento também enfatiza a necessidade de compreensão da saúde mental como um compromisso coletivo e com foco preventivo, de maneira que cada um possa se sensibilizar e se conscientizar sobre seu papel na construção de um ambiente acadêmico mais saudável e com mais qualidade de vida, refletindo na mudança de cultura da Unipampa. “Trata-se de um movimento imprescindível e de uma longa caminhada”, afirma o GT. 

Leia a íntegra da Carta Aberta à Comunidade Acadêmica, escrita pelos/as psicólogos/as da Instituição em setembro de 2024.

 

Com informações do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Mental da Unipampa

 

    • GT está realizando levantamento de boas práticas que promovam bem-estar na Universidade
      GT está realizando levantamento de boas práticas que promovam bem-estar na Universidade
    • O GT realiza encontros quinzenais para discutir ações ligadas à promoção da saúde mental na Unipampa
      O GT realiza encontros quinzenais para discutir ações ligadas à promoção da saúde mental na Unipampa