Grupo de Estudos do Campus Dom Pedrito lança a revista Deméter
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (GEPDRAF), do Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), lançou, no dia 1º , a revista Deméter. O periódico de fluxo contínuo tem foco em publicações de estudos que envolvam as diversas áreas de interesse de pesquisadores, docentes e discentes dedicados à análise do Desenvolvimento Rural nas mais diversas perspectivas epistemológicas. O nome da revista foi inspirado em uma das divindades mais importantes da mitologia grega. Deméter é conhecida como a deusa da agricultura, das colheitas, da fertilidade da terra e das estações do ano.
Segundo o professor Juliano Luiz Fossá, editor executivo da revista Deméter, a criação do periódico fortalece as ações de pesquisa do campus, ao mesmo tempo que cria um espaço importante para publicações científicas na temática do desenvolvimento rural. Em sintonia com a missão e visão da Unipampa, toda comunidade científica, nacional e internacional, ganha mais um canal de divulgação, compromissado com os preceitos internacionais de ética na editoria de periódicos científicos.
Tendo como público-alvo pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais ligados à temática do Desenvolvimento Rural em nível nacional e internacional, a revista Deméter destina-se à divulgação de estudos de natureza interdisciplinar que apresentem interface com os seguintes campos de pesquisa:
Campo de Pesquisa I - Agricultura Familiar e Ruralidades: adoção de inovação,
multifuncionalidade do espaço rural, absorção de renda familiar de atividades não rurais, diversificação socioeconômica, estratificação e diferenciação social, as relações dos agricultores familiares com o sistema agroalimentar, a integração produtiva e com o Estado, relacionadas à saúde no meio rural, gênero, geração, raça e neorurais. Processos de integração e exclusão social, sucessão intergeracional, formas de resistência e estratégias de reação dos agricultores, assim como estudos envolvendo a agricultura familiar e outras formas familiares de produção e reprodução.
Campo de Pesquisa II - Extensão Rural, Cooperativismo e Políticas Públicas de
Desenvolvimento Rural: Experiências dialógica de extensão rural voltadas à superação dos desafios contemporâneos; pesquisa científica e tecnológica de criação agrocultural; ambiguidades e controvérsias em torno das tecnologias para o campo (tecnologias de informação e comunicação, transgenia, biotecnologia, etc.)cooperativismo, associativismo e outras formas de ação coletiva no desenvolvimento econômico e social no meio rural. Relação dos atores com o Estado e com as políticas públicas.
Campo de Pesquisa III - Enologia: Viticultura: práticas de manejo e sustentabilidade, Enologia: produtos inovadores, biotecnologia, enologia de precisão e caracterização de produtos, Enoturismo: ações de desenvolvimento regional e produtos inovadores, Gestão em Vitivinicultura, Enogastronomia: valorização da gastronomia regional associada ao consumo de vinhos, Indicações Geográficas: caracterização de vinhos e valorização do terroir e Vinho e Saúde: o vinho como elemento funcional.
Campo de Pesquisa IV - Educação do Campo: Formação de professores; Processo de ensino e aprendizagem; Identidade e processos identitários; Contexto Socioeconômico, Sociopolítico e Socioeducacional; Território e Territorialidade; Trabalho como Princípio Educativo; Escola como Espaço Emancipatório; Gestão de Práticas Sustentáveis no/do Campo; Inclusão, Acessibilidade e Tecnologias.
Os artigos para a primeira edição podem ser enviados até 30 de setembro. A publicação está prevista para dezembro. Mais informações, como regras de submissão dos artigos, estão disponíveis no site da revista Deméter.
Últimas notícias
-
05/11/2025 - 14:40
-
05/11/2025 - 13:56
-
05/11/2025 - 10:36
-
04/11/2025 - 23:21
-
04/11/2025 - 18:56





