Início > Estudantes da educacao do campo visitam cooperativa do mst e participam de aula inaugural de pos
Data de Publicação 30/07/2025 - 16:19 Atualizado em 30/07/2025 - 16:29 338 visualizações

Estudantes da Educação do Campo visitam cooperativa do MST e participam de aula inaugural de pós-graduação internacional

Atividade articulou formação teórica e vivência prática em território de reforma agrária e na fronteira Brasil–Uruguai
Por Rayssa Mambach

No início de julho, estudantes dos segundos e quartos semestres do curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participaram de uma visita de estudos à sede da Cooperativa Regional dos Assentados da fronteira Oeste Ltda (Coperforte), em Santana do Livramento. A atividade integrou as disciplinas de Políticas Públicas, Trabalho e Educação, Prática Pedagógica IV, Movimentos Sociais e o Campo buscando a articulação entre teoria e prática a partir da vivência em um território de reforma agrária.

Durante a visita, os estudantes conheceram o modelo de organização da Cooperforte, com destaque para o sistema de recolhimento e resfriamento de leite, além dos serviços oferecidos aos cooperados, como loja de insumos agropecuários, assistência técnica, e o acesso a programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além da Patrulha Agrícola.

A dirigente da cooperativa, Rosi Lima, apresentou a história da Cooperforte, ressaltando sua identidade política construída no contexto da reforma agrária. Também participou do encontro o dirigente estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Ari Muller, que realizou uma exposição sobre o conceito de Reforma Agrária Popular e destacou a importância da aliança entre povos Sem Terra, indígenas e quilombolas na luta por território e soberania alimentar.

Durante a visita, os estudantes entregaram à Cooperforte uma muda de Pēnva como gesto simbólico de agradecimento ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em reconhecimento ao envio de alimentos agroecológicos ao Campus Dom Pedrito. A doação ocorreu em um período em que o Restaurante Universitário (RU) encontrava-se temporariamente fechado, em razão da rescisão contratual com a empresa fornecedora. De acordo com o professor responsável pela visita, Guilherme Gonzaga, a ação solidária beneficiou majoritariamente estudantes indígenas do povo Kaingang.  Cabe destacar que, nessas situações em que o RU não se encontra em funcionamento, a Unipampa garante subsídio financeiro aos estudantes regularmente cadastrados, assegurando o acesso à alimentação.

A programação do grupo seguiu com a participação dos estudantes na aula inaugural do curso de Posgrado en Educación Rural, realizada na cidade de Rivera, no Uruguai. A aula foi ministrada pelos professores Eduardo Palermo e Alejandro Gau e destacou a importância das culturas indígenas e afro-uruguaias na formação histórica e cultural da região de fronteira.

A realização da atividade contou com apoio institucional da Unipampa, que viabilizou o transporte das turmas, o jantar no Restaurante Universitário de Santana do Livramento e a presença de intérpretes de Libras. A iniciativa foi promovida pelos campi Dom Pedrito e Santana do Livramento, e foi acompanhada pelo professor Guilherme Gonzaga e pelas professoras Carla Crivellaro, Annie Brito e Andréia Sá Brito.

Créditos: Professor Guilherme Gonzaga

 

    • Na foto estão alunos e integrantes do MST posando para a foto, ao ar livre, em frente a uma logo da Coperforte
      Estudantes da Educação do Campo visitam cooperativa do MST
    • Na foto os alunos e os integrantes do MST estão na área interna da sede, compartilhando um café da manhã
      Estudantes da Educação do Campo visitam cooperativa do MST
    • Foto tirada de dentro de uma sala de aula, durante a participação dos alunos na aula inaugural
      Estudantes da Educação do Campo participam de aula inaugural de pós-graduação internacional
Tags: Graduação