Início > Esta aberto o prazo para submissao de novas propostas ao pda 2017
Data de Publicação 15/12/2016 - 12:24 Atualizado em 05/01/2017 - 10:20 3636 visualizações

Está aberto o prazo para submissão de novas propostas ao PDA 2017

Os coordenadores têm até dia 31 de janeiro de 2017 para fazer a inscrição dos projetos
Por Franceli Couto Jorge

Servidores, docentes e técnico-administrativos em educação, pertencentes ao quadro permanente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) com vínculo ativo podem submeter projetos ao Edital nº 375/2016, que rege o Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA). A inscrição das propostas de iniciação ao ensino, à pesquisa e à extensão deverá ser feita pelo coordenador do projeto, por meio do Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (SIPPEE) até dia 31 de janeiro de 2017.

O Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA) tem por objetivos promover a realização de atividades de formação acadêmica constitutivas do perfil do egresso da Unipampa; qualificar práticas acadêmicas vinculadas aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação por meio de experiências que fortaleçam a articulação entre teoria e prática; promover a iniciação à docência, à extensão e à pesquisa.

São modalidades do PDA as bolsas de Iniciação ao Ensino (Projetos de Ensino ou de Monitoria); Iniciação à Pesquisa e Iniciação à Extensão. As bolsas terão vigência de maio a dezembro de 2017 e os valores concedidos serão R$ 240 mensais para 12 horas semanais e R$ 400 mensais para 20 horas semanais. O número total de bolsas dependerá da disponibilidade de recursos do orçamento da Unipampa referente ao ano de 2017.

A avaliação das propostas será realizada pelas respectivas Comissões Superiores em interação com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec). Serão avaliados: projeto; plano de atividades do bolsista; currículo Lattes e respectiva planilha de pontuação.

Seleção de Bolsistas

O processo de seleção de bolsistas será regido por editais divulgados via Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (SIPPEE), com antecedência mínima de oito dias de sua realização, incluindo informações sobre data, horário, local, critérios e procedimentos a serem utilizados.

A inscrição dos acadêmicos que desejam concorrer às bolsas do PDA será feita por meio do SIPPEE. Conforme o cronograma, o período de divulgação e inscrição dos alunos nos editais será de 20 a 28 de abril. De 02 a 05 de maio deverá ocorrer a seleção dos discentes. A divulgação do resultado final e o início das atividades dos bolsistas estão previstos para dia 10 de maio de 2017.

Para conhecer os requisitos para participação de coordenadores e bolsistas, a documentação necessária e o cronograma completo, acesse o Edital nº 375/2016.