Início > Edward pessano participa de reuniao do forum de reitores das instituicoes publicas de ensino

Edward Pessano participa de reunião do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Sul

Data de Publicação 15/04/2024 - 19:10 Atualizado em: 15/04/2024 - 19:10 186 visualizações

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Edward Frederico Castro Pessano, participou de reunião do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (Foripes-RS), que ocorreu na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), no dia 5 de abril. Esse foi o segundo encontro presencial do grupo instituído em junho de 2023. Na pauta da reunião estavam temas atuais e de interesse comum das instituições federais, debate sobre projetos de lei e internacionalização.

Além de Edward, estiveram presentes as reitoras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Fernandes Andrade, que preside o Foripes, e do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Nídia Heringer, e os reitores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Flávio Nunes; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck; da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch; e do mais novo membro do Foripes-RS, reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), João Alfredo Braida. O grupo foi recepcionado pela reitora da UFCSPA,  Lucia Pellanda.

Para falar sobre internacionalização, a reunião contou com a professora Renata Moraes Bielemann, da UFPel, que é coordenadora do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES). Renata sublinhou a relevância de orçamentos direcionados para ações de internacionalização dentro das IFes e do apoio dos reitores para participação dos departamentos de Relações Internacionais nas principais feiras mundiais. Outros temas discutidos foram cooperações e acordos firmados (como o recente Programa de Intercambio Académico Latinoamericano – PILA), os direcionamentos da CRES+5 e a importância de portais de internacionalização com acesso a dados e informações com transparência.

A bancada gaúcha no Congresso Nacional foi convidada para o diálogo com os reitores. Um destaque entre os encaminhamentos do dia se deu a partir do diálogo com representantes do Senador Paulo Paim e da Deputada Federal Maria do Rosário. Os assessores se comprometeram a ajudar no andamento de Projetos de Lei que são do interesse das universidades do RS.

Os reitores também receberam representantes do Sindicato dos Técnico-administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS (Assufrgs). Os servidores apontaram as dificuldades enfrentadas pela categoria e pediram o apoio dos gestores no encaminhamento das demandas, considerando a importância dos profissionais para as instituições. Todos os representantes do Foripes manifestaram apoio às reivindicações dos técnicos e reconheceram que esta é uma pauta fundamental para a sustentabilidade de universidades e institutos federais.

A reitora Lucia Pellanda considera que a reunião foi produtiva e integrou ainda mais a rede: “Falamos de muitas pautas de interesse do Ensino Superior público no estado, como gestão de tecnologia de informação e diferentes cooperações internacionais e de pesquisa, extensão e ensino. Isso fortalece a rede de universidades do fórum”. Após o fim da reunião, Lucia acompanhou alguns dos reitores pelo campus da UFCSPA. O grupo visitou o novo Espaço de Convivência, a Sala de Amamentação e os laboratórios do curso de Gastronomia.

Os reitores que integram o Foripes-RS realizam frequentes chamadas virtuais e promovem uma reunião presencial por semestre, sempre numa instituição diferente. O próximo encontro está previsto para o segundo semestre de 2024 em Bento Gonçalves, na sede do IFRS.

Com informações e fotos da UFCSPA

Reitores que integram o Foripes-RS foram recepcionados pela reitora da UFCSPA, Lucia Pellanda - Foto: Divulgação UFCSPA
    Reunião ocorreu na UFCSPA, em Porto Alegre - Foto: Divulgação UFCSPA
    Após a reunião, grupo realizou visita às dependências da UFCSPA - Foto: Divulgação UFCSPA