Cerimônia de Abertura do 16º SIEPE marca início do evento no Campus São Borja
Iniciou nesta terça-feira, 22, o 16º Salão de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), no Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A Cerimônia de Abertura deu início à programação com a apresentação da Banda Municipal de São Borja, seguida das falas do diretor do Campus São Borja, Valmor Rhoden, do professor Flávio Bruno, representante do Comitê Científico do 16º SIEPE, do prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, e do reitor da Unipampa, Edward Pessano.
Logo após, teve início a Mesa Redonda com o tema “A Universidade e seu papel nos processos de desenvolvimento social, humanístico e ambiental no Bioma Pampa”, da qual participaram o reitor da Unipampa, Edward Pessano, a pró-reitora de graduação da Universidade, Elena Billig Mello, atuando como mediadora, o articulador da Rede Bioma Pampa de Instituições Públicas de Educação Superior (RBPIPES) / Universidad Tecnológica del Uruguay (UTEC), Marcelo Ubal e o Secretário Substituto da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos (SEPPE) / Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Osvaldo Luiz Leal de Moraes, de forma virtual.
O reitor, Edward Pessano, iniciou a Mesa Redonda apresentando uma contextualização histórica do Bioma Pampa, sua definição, demarcação e reconhecimento. Pessano também mencionou a degradação e fatores que a causaram e a ausência de políticas públicas para a conservação do Bioma Pampa. O reitor falou do desconhecimento da população sobre o Bioma Pampa e defendeu a educação ambiental e a extensão universitária como formas de combate à desinformação.
Marcelo Ubal falou sobre a Rede Bioma Pampa: universidades integrantes, objetivos, êxitos e os títulos binacionais e trinacionais concedidos aos graduados nas universidades da rede. Osvaldo Moraes falou inicialmente sobre a importância da preservação da biodiversidade. Sobre o Bioma Pampa, Moraes falou que se trata de um ecossistema que apresenta uma alta vulnerabilidade às mudanças do clima, é singular devido à posição geográfica e apresenta eventos meteorológicos típicos de áreas de transição temperada. As secas recorrentes no Pampa e a ausência de iniciativas para minimização dos seus efeitos também foram mencionadas por Moraes.
Outro ponto abordado pelo Secretário do MCTI foram os Institutos Nacionais de Pesquisa vinculados ao Ministério e a necessidade de articulação para a criação de uma unidade de pesquisa do Pampa.
No fim, foi aberto espaço para perguntas do público.
O 16º SIEPE continua nesta terça-feira, 23. Confira a programação neste link.
Últimas notícias
-
05/11/2025 - 19:18
-
05/11/2025 - 18:57
-
05/11/2025 - 18:50
-
05/11/2025 - 18:38
-
05/11/2025 - 17:06







