Início > Campus uruguaiana realiza projetos entre docentes e acadêmicos
Data de Publicação 21/07/2015 - 16:44 Atualizado em 21/07/2015 - 17:03 2274 visualizações

Campus Uruguaiana realiza projetos entre docentes e acadêmicos

Por Fabielle Piazer Zemolin

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) desenvolve diversos projetos com os acadêmicos. As atividades acontecem nos dez campi da instituição e estão distribuídas através dos eixos: ensino, pesquisa e extensão.

Entre as propostas dos projetos está a inserção dos alunos em ações próximas das que serão vivenciadas no mercado de trabalho. A oportunidade de ampliação dos conhecimentos na área dos cursos escolhidos e a possibilidade de destacar-se em atividades distintas estão presentes na realização das atividades, fazendo com que os projetos tenham um papel importante durante a graduação dos acadêmicos.

No Campus Uruguaiana da Unipampa, o professor Felipe Carpes coordena o projeto de ensino que desenvolve webnars gratuitos para pessoas em qualquer lugar do mundo. O projeto foi pensado como forma de diminuir a distância entre Uruguaiana, localizada na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, e demais cidades do Estado, principalmente da capital Porto Alegre. As ações são feitas a partir do sistema de webconferência da universidade, em uma sala virtual, onde são oferecidas palestras gratuitas para que qualquer pessoa com internet possa assistir. As palestras são organizadas uma vez por mês. Todos os alunos do campus que se interessam pela temática podem participar do projeto.

Carpes também coordena o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) . Com aproximadamente 25 participantes, os projetos desenvolvidos contam com parcerias de universidades do Brasil e exterior. Além disso, a equipe está trabalhando com pesquisas sobre o envelhecimento humano, tendo como modelo de estudo, pessoas e a experimentação animal.

Os resultados consistem em encontrar estratégias para reduzir déficits cognitivos. Na área esportiva, as pesquisas são voltadas para a melhoria do condicionamento físico, prevenção de lesões e, principalmente, para a parte de teste dos equipamentos utilizados na prática de atividades físicas.

Carpes é professor dos cursos de Fisioterapia e Educação Física e, em 2015, foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica. O docente comenta algumas ações realizadas com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext).

Para ouvir a sonora, clique no arquivo abaixo:

Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos por docentes e acadêmicos da Unipampa, acesse os menus Ensino, Pesquisa e Extensão no portal da Instituição.

Tags: Ensino, Pesquisa