Campus Bagé da Unipampa sedia 5ª Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres
“Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas” foi o tema central das discussões da 5ª Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres, que ocorreu na última sexta-feira, 25, no Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Com o auditório lotado por um público majoritariamente feminino, os debates contaram com a participação ativa de representantes de diferentes segmentos da sociedade para a construção coletiva de políticas públicas.
A data escolhida tem um significado especial: no dia 25 de julho comemora-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, data de resistência, memória e afirmação. Também em 25 de julho, celebra-se o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola, símbolo de luta, coragem e liberdade. Conforme a organização, realizar a Conferência neste dia é uma afirmação política: “nosso feminismo deve ser negro, indígena, plural e popular. Lutar pelos direitos das mulheres é também combater o racismo e a exclusão”.
O evento iniciou com uma apresentação cultural: Loraine Machado (voz) e Rafael Silva (violão) interpretaram as canções “Maria, Maria” (Milton Nascimento) e “O Canto das Três Raças” (Clara Nunes). O auditório também foi contemplado com a exposição “Cores, Estampas e Silhuetas na Cultura Afro”, da artista Adriana Goulart Mendes.
Na sequência da apresentação cultural, a mesa de abertura foi composta por: Guilherme da Silva - pró-reitor de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp; Elimara Gonçalves - chefe da Divisão de Ações Afirmativas da Pró-Reitoria de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão (Procadi/Unipampa); Elena Melo - pró-reitora de Graduação (Prograd/Unipampa), representando a Reitoria; Beto Alagia - vice-prefeito de Bagé; Elizabeth Valdez da Silva (conselheira) e Denise Argemi (secretária) - Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; Bruna Rodrigues - deputada e procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul; Patrícia Alves - secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres; Lélia de Quadros - presidente da Comissão da Mulher Advogada OAB Subseção Bagé; Lisandra Cabreira - delegada titular da Delegacia de Polícia no Atendimento à Mulher (DEAM); e Daniela de Oliveira, coordenadora do Coletivo de Mulheres Negras Dandara’s, representando a sociedade civil.
A vice-reitora da Unipampa, Francéli Brizolla, que não pôde participar presencialmente devido a compromissos mensais da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), enviou uma saudação em vídeo, na qual enfatizou a importância da realização da conferência após uma década e, também, da relevância do movimento político das mulheres para se alcançar mais equidade e justiça social. O evento contou com falas de contextualização, entre elas a da comandante do 6° Regimento de Polícia Montada, a tenente-coronel Karla de Moura Incerti, que destacou a importância do engajamento de toda a sociedade na construção de um ambiente mais justo e igualitário. Incerti ressaltou, ainda, o papel da Brigada Militar no enfrentamento à violência contra a mulher e na promoção de ações preventivas.
A Conferência teve ainda uma mesa temática formada pelas painelistas Clarisse Ismério, Francine Ávila e Pâmela Muniz, que abordaram os seguintes eixos centrais do evento: Autonomia das mulheres em todas as dimensões da vida; Respeito à diversidade de gênero e enfrentamento de todas as formas de discriminação, racismo e violência de gênero; e Transversalidade como princípio orientador de todas as políticas públicas. Após a explanação das painelistas, as mulheres participantes da conferência foram divididas em três grupos, conforme os eixos com os quais mais se identificaram. As discussões em grupo duraram cerca de 45 minutos. As coordenadoras dos grupos Maria Conceição, Regina Quadros e Lélia Quadros foram as responsáveis pela apresentação das propostas elaboradas durante o debate.
Eleição de delegadas
A parte final da 5ª Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres foi reservada para a eleição das delegadas que representarão o município de Bagé na Conferência Estadual. As vagas foram distribuídas de acordo com o número de participantes, sendo 60% da sociedade civil e 40% representantes do poder público. As eleitas são: Ana Paula Moreira; Renata Machado; Vitória Luz (Unipampa); Clotilde Simões; Ana Cristina Demetrio; Anna Maria da Luz; Sônia de Deus; Clarice Rodrigues; Patrícia Alves; Rafaela Milano; Maria da Silva; Elimara Gonçalves (Unipampa); Lorena Robaina; Marcela Meirelles; Clarisse Ismério; Lélia Quadros; Pâmela Muniz (Unipampa); Amanda Thomazi; Maria Xavier; Angela Figueira; Daniela de Oliveira; Francine Ávila e Carina Oliveira. As delegadas suplentes são: Maria Conceição Rosa dos Santos e Rosete Gottinari Kohn.
Últimas notícias
-
05/11/2025 - 14:40
-
05/11/2025 - 13:56
-
05/11/2025 - 10:36
-
04/11/2025 - 23:21
-
04/11/2025 - 18:56












