Aluna da Unipampa apresenta resultados de pesquisa sobre acessibilidade de sites de prefeituras
Por Luciane Borges Mancilia
A discente do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Alegrete, Julielen Dorneles fez uma apresentação pública dos resultados obtidos de sua pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que teve a presença de membros da Câmara Municipal e da Prefeitura Municipal de Alegrete. O trabalho intitulado “Avaliação da Acessibilidade de Sites de Prefeituras dos Municípios em que estão situados os Campi da Unipampa” foi apresentado no dia 11 de dezembro no auditório Márcia Cera do Campus Alegrete, às 21h.
A pesquisa da aluna se embasou na avaliação de sites, entre eles o portal da Prefeitura Municipal de Alegrete. A sessão para exposição dos resultados finais contou com a participação da comunidade interna e externa da Universidade, como também da banca avaliadora composta pelos professores do curso de curso de Engenharia de Software, Aline Vieira, Jean Patikowski Cheiran e Amanda Meincke Melo, esta última sendo a orientadora do trabalho. Além disso, autoridades locais se fizeram presentes, como os vereadores da cidade de Alegrete, João Leivas, João Monteiro, Gilmar Martins e José Rubens Pillar, bem como a professora Virgínia do Rosário e o responsável pela área de Tecnologia da Informação (TI) da prefeitura, Marcelo Pussi.
O que apontam os resultados da pesquisa?
Os resultados obtidos através da pesquisa da estudante Julielen Dorneles constatam que ainda há vários erros nas páginas verificadas que comprometem seu uso por pessoas com deficiência. Esses erros podem ser facilmente corrigidos com boas práticas de desenvolvimento de sites. Além disso, a aluna propõe algumas recomendações aos desenvolvedores e às prefeituras.
Aos desenvolvedores dos sites verificados, recomendou que considerem a acessibilidade desde as etapas iniciais do desenvolvimento; apliquem as recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG); realizem o monitoramento contínuo e obtenham feedback de usuários, incluindo pessoas com deficiência.
Já às prefeituras, recomendou a implementação de política pública específica de acessibilidade digital; a oferta de treinamentos para desenvolvedores; que considerem a acessibilidade como critério para a contratação de sistemas; e que garantam a adequação contínua aos padrões de acessibilidade.
O relatório da avaliação de acessibilidade conduzida no novo portal da Prefeitura de Alegrete, entregue junto ao artigo do TCC à banca avaliadora, já pode ser consultado. Oportunamente o artigo ficará disponível para consulta no Repositório Institucional da Unipampa.
Últimas notícias
-
06/11/2025 - 15:54
-
06/11/2025 - 13:20
-
06/11/2025 - 09:47
-
05/11/2025 - 19:18
-
05/11/2025 - 18:57







