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Data de Publicação 04/12/2015 - 16:24 Atualizado em 10/12/2015 - 09:58 2434 visualizações

Ações de formação continuada geram livros com relatos de experiência

Publicações resultam de adesão institucional a programas de capacitação para docentes da Educação Básica

A atuação da Universidade Federal do Pampa na formação continuada de professores da Educação Básica vai gerar três novas publicações ainda em 2015. Com esses lançamentos, as equipes ligadas a essa atividade na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) somarão oito livros com experiências obtidas em projetos e cursos.

O livro Compartilhando Experiências: formação para a docência na escola de tempo Integral apresenta as atividades ddesenvolvidas no curso Docência na Escola de Tempo Integral, o primeiro do catálogo do Ministério da Educação (MEC) a ser promovido pela Unipampa, entre novembro de 2013 e julho de 2014 no Campus Caçapava do Sul. O conteúdo reúne textos dos professores formadores, membros da equipe executora e ainda traz os projetos de intervenção pedagógica elaborados pelos cursistas como atividade final do curso.

Outras duas obras estão ligadas às atividades do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). Os livros Interculturalidade nas fronteiras: espaços de (con)vivências e Interculturalidade e experiências docentes estão sendo finalizados, com organização pelas professoras Clara Dornelles, Regina Célia do Couto, Ida Maria Marins e Luciana Contreira Domingo. O primeiro livro resulta das análises e reflexões da equipe do PEIF sobre o contexto de fronteira específico de atuação e sobre as ações implementadas em parceria entre a Unipampa e escolas de fronteira em Aceguá e Jaguarão/Río Branco no período de 2013 a 2015. Já o livro Interculturalidade e experiências docentes inclui experiências de docência ligadas ao PEIF e também a outros projetos em que a interculturalidade foi o eixo norteador. 

a capa tem uma faixa azul no alto da imagem, com o título do livro : interculturalidade e experiências docentes. Abaixo, uma fotografia de crianças brasileiras e uruguaias, estas usando seus uniformes brancos, interagindo em uma sala de aula

 

Além dessas publicações, a equipe do PEIF está concluindo a organização da revista Vivências em escolas de fronteira/Experiencias en las escuelas de frontera, que tem como objetivo divulgar o Programa para a comunidade não acadêmica. A organização da revista está com Clara Dornelles e Cássia Rodrigues Gonçalves.

 

Pacto Nacional pelo Ensino Médio foi tema de publicações

Ainda em 2015, foram lançados os cinco volumes da Coletânea do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) na Unipampa. A organização das obras coube aos professores Claudete da Silva Lima Martins, Alessandro Carvalho Bica, Edward Frederico Castro Pessano e Júlio César Bresolin Marinho. O volume 1, Fortalecendo a Educação nas Áreas de Conhecimento, apresenta a visão geral da concepção e das práticas desenvolvidas pela Coordenação Geral do PNEM além de contemplar discussões teórico-práticas a respeito das temáticas discutidas durante a formação continuada de 200 horas que foi realizada nos anos de 2014 e 2015.

Os volumes 2, 3, 4 e 5 apresentam os trabalhos e projetos realizados por noventa e duas escolas de Ensino Médio, participantes da formação e ligadas à 10ª, 13ª, 19ª e 35ª Coordenadorias Regionais de Educação do Rio Grande do Sul. Nestes volumes, priorizou-se o protagonismo dos professores da Educação Básica, suas vivências, experiências, anseios e potencialidades do fazer docente. Estes livros são resultado do esforço coletivo de aproximar a universidade das escolas de Ensino Médio na produção e valorização dos saberes e fazeres docentes.

Além da publicação desta Coletânea, a equipe do PNEM na Unipampa está organizando a obra: Tertúlias Pedagógicas do Pampa, que reunirá as produções dos professores da universidade, dos professores formadores e dos orientadores de estudos das escolas de Ensino Médio, onde serão registrados os diálogos teórico-práticos realizados nas Tertúlias de formação continuada desenvolvidas pela Unipampa, no campus Bagé. Esta obra reunirá textos que versam sobre interdisciplinaridade, seminário integrado, avaliação emancipatória e estratégias de ensinagem. Todas estas temáticas também são resultado do processo desencadeado pela formação continuada desenvolvida pela Unipampa, por meio de Tertúlias pedagógico-formativas. 

 

Unipampa e formação continuada para profissionais da Educação Básica

Em seus oito anos de existência, a Unipampa dedicou atenção especial às ações de formação continuada de profissionais da Educação Básica, promovendo a realização de atividades formativas e colaborando para implementar políticas públicas do MEC na área. Por meio do assessoramento e acompanhamento de cursos, projetos e programas, a universidade está atuando na qualificação do sistema público de ensino da região em que está instalada, disponibilizando seu patrimônio humano e sua estrutura física e, desse modo, cumprindo sua missão institucional.

Essa atenção à Educação Básica materializa-se em um conjunto de iniciativas, que inclui apoio administrativo e a criação de Coordenação específica junto à Pró-Reitoria de Extensão e cultura, e a existência, desde 2011, do Edital Formação Continuada – para viabilizar a execução de cursos, oficinas, seminários propostos por docentes e técnicos da universidade e destinados às diferentes categorias profissionais atuantes na educação básica – professores, diretores de escola, orientadores, supervisores, secretários, nutricionistas, merendeiros etc. Entre 2011, ano da primeira edição do Edital, e 2015, ocorreram cerca de 50 cursos de extensão nos dez campi.

Outra forma de colaborar no desenvolvimento da Educação Básica está na oferta de cursos e na adesão a programas criados pelo MEC e suas secretarias SEB e SECADI. No período, já foram realizados seis diferentes cursos de aperfeiçoamento: Docência na Escola de Tempo Integral; Educação de Jovens e Adultos na Diversidade; A Escola e a Cidade: políticas públicas e educacionais; Proposta Curricular e Metodologia na Educação Integral; Educação do Campo: refazendo caminhos na região do pampa; O ensino de língua brasileira de sinais na perspectiva da educação bilíngue. Os cursos atenderam professores em oito municípios de abrangência da universidade: Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Bagé, Jaguarão, São Gabriel, São Borja e Uruguaiana. Foram abertas 12 turmas e oferecidas 530 vagas para profissionais da Educação Básica da região.  Destas, 491 foram preenchidas, e 286 profissionais finalizaram os cursos.

No que diz respeito aos programas do MEC, a Unipampa participa, desde 2012, do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF), ação da SEB que estimula a parceria entre universidades, escolas e secretarias de educação localizadas na região de fronteira do Brasil com escolas e instituições de gestão educativa dos países vizinhos. O PEIF busca promover a integração dos países participantes do Mercosul por meio de ações interculturais geradas e desenvolvidas em escolas situadas na zona de fronteira, também visa mobilizar as comunidades escolares para que as escolas se percebam como espaço intercultural e integral. A Unipampa participa do PEIF desde 2012, articulada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com a responsabilidade de propor ações de formação continuada nas escolas participantes do Programa em Jaguarão e, a partir de 2014, em Aceguá. Três escolas de Ensino Fundamental em Jaguarão e uma escola de Ensino Fundamental em Aceguá, as quais possuem escolas co-irmãs no lado uruguaio, participaram das ações. Desta forma, o PEIF funcionou no Brasil e no Uruguai em uma lógica de interculturalidade.

Outro programa do MEC executado por equipe de docentes da Unipampa foi o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), lançado pela SEB em 2013 e desenvolvido no ano de 2014 na rede escolar das Coordenadorias Regionais de Educação sediadas em Bagé (13ª), Santana do Livramento (19ª), Uruguaiana (10ª) e São Borja (35ª).  Ao todo, 122 profissionais, os orientadores de estudos, foram diretamente atendidos pelo PNEM, e 2.300 professores participaram de atividades propostas pelos orientadores.

Ainda no sentido de incrementar a atuação da comunidade acadêmica em processos de qualificação dos profissionais da Educação Básica, a Proext assumiu a tarefa de alavancar a criação do Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica, acompanhando seu funcionamento em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação. Integram o COMFOR da Unipampa representantes de diferentes segmentos cuja atuação interage com esse campo, como os Mestrados Profissionais de Educação, Ensino de Ciências e Ensino de Línguas; o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); os Laboratórios Interdisciplinares de Formação (LIFE); o Fórum das Licenciaturas; e a Coordenação de Educação a Distância.

As avaliações dos profissionais que frequentaram as atividades foram muito positivas, sendo destacada a importância de articular as situações e políticas vividas no cotidiano escolar aos temas estudados nas formações. Em muitos casos, a participação em um curso ou programa serviu de estímulo ao ingresso em outras etapas de formação, como cursos de mestrado.

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