17º Siepe: Inscrições abertas para o maior evento científico da Unipampa
Se você não quer ficar de fora do maior evento científico da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), chegou o momento de realizar a sua inscrição. A 17ª edição do Salão de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) ocorrerá no Campus Bagé, entre os dias 4 e 6 de novembro. O tema que vai permear as discussões é “Ciência, Comunidades e Sustentabilidade: Aquífero Guarani como elo transfronteiriço”. A proposta é incentivar reflexões sobre as inter-relações entre conhecimento, território e preservação ambiental.
Desde segunda-feira, 18, as inscrições estão abertas para todas as modalidades, inclusive para submissão de trabalhos. Neste ano, há algumas novidades quanto às modalidades. A comunidade acadêmica e em geral, que opte em não realizar submissão de trabalhos ao evento, deverá realizar sua inscrição na modalidade de ouvintes até o primeiro dia do Siepe, 4 de novembro. Já as modalidades de apresentação de trabalhos são as seguintes:
- Iniciação Científica de Nível Médio: estudantes com vínculo de Ensino Fundamental, Médio ou Técnico;
- Graduação: estudantes ou egressos/as de cursos superiores de graduação da Unipampa ou outra Instituição de Ensino Superior;
- Pós-graduação: estudantes ou egressos/as de cursos superiores de pós-graduação da Unipampa ou outra Instituição de Ensino Superior;
- Servidores/as: servidores/as (Técnicos Administrativos em Educação da Unipampa ou docentes), independente de vinculação a cursos de graduação ou de pós-graduação, com a possibilidade de dispensa de orientação;
- Comunidade Externa: comunidade em geral, que não se enquadre em nenhuma outra categoria discriminada neste Regulamento, com a possibilidade de dispensa de orientação.
E nesta edição foram incluídas mais duas modalidades:
- Mães cientistas – Graduação (exclusivo para as mães que desejarem apresentar trabalho na modalidade on-line): estudantes de cursos superiores de graduação da Unipampa que tenham filhos de até 12 anos ou filhos com algum tipo de deficiência;
- Mães cientistas – Pós-Graduação (exclusivo para as mães que desejarem apresentar trabalho na modalidade on-line): estudantes de cursos de pós-graduação da Unipampa que tenham filhos de até 12 anos ou filhos com algum tipo de deficiência.
Também há modalidades específicas para os discentes dos cursos EaD/Unipampa, os quais devem optar pela modalidade correspondente:
- Graduação EaD/Unipampa: estudantes ou egressos/as de cursos superiores de graduação da EaD da Unipampa;
- Pós-Graduação EaD/Unipampa: estudantes ou egressos/as de cursos superiores de pós-graduação da EaD da Unipampa.
Além das modalidades de inscrição, é preciso se atentar às categorias para submissão de trabalhos: Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação, Cultura, Inclusão e Direitos Humanos. A última também é uma novidade desta edição e se destina a trabalhos acadêmicos que apresentem resultados (parciais ou finais) de projetos e ações na área da Inclusão e Direitos Humanos, os quais tenham por objetivo a garantia dos direitos humanos das pessoas pretas, pardas, quilombolas, indígenas, com deficiência, mães, mulheres, comunidade LGBTQIAPN+ e demais grupos historicamente marginalizados.
A descrição de cada uma das categorias, o regulamento completo e os templates tanto do resumo expandido quanto das apresentações orais e pôsteres estão disponíveis no site do 17º Siepe.
Onde se inscrever?
Identificada a modalidade de inscrição e a categoria, no caso de submissão de trabalhos, é necessário acessar o Portal de Eventos Institucionais, por meio do login gov.br. Para quem irá submeter trabalhos, a Comissão Científica faz um alerta: evite submeter o trabalho no último dia. Caso o gov.br, que é um sistema do governo federal, apresente instabilidade, o participante pode ter problemas em efetivar sua submissão, que se encerra no dia 8 de setembro. O aceite do orientador precisa ocorrer até o dia 10 de setembro.
Cadastro de avaliadores: inscrições abertas
O período de inscrições para quem deseja participar como avaliador dos trabalhos também está aberto e segue até dia 10 de setembro. O local de inscrição é o mesmo dos participantes: Portal de Eventos Institucionais.
Para ser avaliador/a, é necessário ter ensino superior completo e, no mínimo, especialização. Os/as avaliadores/as da Unipampa poderão se inscrever para duas modalidades:
- Avaliadores de Resumos;
- Avaliadores de Resumos/Pôsteres e Apresentação Oral.
Avaliadores/as externos/as à Unipampa poderão se inscrever para avaliação de Resumos. Orientadores de bolsas de iniciação científica e iniciação tecnológica e inovação da FAPERGS e CNPq (edição 2024-2025 e 2025-2026) deverão participar compulsoriamente das etapas de avaliação (on-line) e durante o evento, quando convocados. Todos os avaliadores receberão certificados. Para mais informações, acesse: Avaliação.
Prêmio Cardeal Amarelo
Nesta edição, o prêmio Cardeal Amarelo será concedido a seis trabalhos, um de cada categoria. Para concorrer a prêmio nas categorias Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Inclusão e Direitos Humanos, o/a orientador/a, no momento do aceite do resumo simples submetido pelo/a discente, deverá selecionar a opção de indicação ao Prêmio Cardeal Amarelo e anexar um resumo expandido do referido trabalho. Para a categoria Cultura não é preciso resumo expandido. Mais informações sobre a premiação estão disponíveis no site do evento, em Prêmio Cardeal Amarelo.
Após 11 anos, Campus Bagé prepara-se para sediar novamente o Siepe e se mobiliza para acolher a comunidade acadêmica
O Campus Bagé volta a sediar o Siepe após 11 anos. A última vez em que o evento ocorreu no município foi em 2014, quando recebeu a sexta edição. Para este ano, os preparativos já começaram e envolvem a mobilização de toda a comunidade acadêmica local.
Segundo o diretor do Campus Bagé, Pedro Dorneles, a expectativa é de que o Siepe reforce a integração entre os 10 campi da Unipampa e contribua também para o desenvolvimento regional. “Acreditamos que o evento, além de contemplar a integração dos campi, fomente a economia local e fortaleça o protagonismo institucional da Universidade em Bagé”, destacou.
Dorneles ressalta ainda o potencial do encontro para consolidar novas parcerias voltadas à comunidade acadêmica e ampliar as ações já em desenvolvimento. “O intercâmbio de experiências nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação tem potencial para consolidar novas parcerias de trabalho voltadas à comunidade acadêmica do Campus Bagé, bem como para qualificar e expandir as ações em desenvolvimento”.
Com relação à organização, o diretor garante que os participantes podem esperar uma estrutura preparada para acolher o evento. “Estamos implementando melhorias na infraestrutura e constituímos subcomissões responsáveis pela organização e o adequado funcionamento das atividades. Nosso objetivo é oferecer um ambiente receptivo e propício para o desenvolvimento das atividades, de modo que cada participante vivencie uma experiência acadêmica enriquecedora e retorne com boas lembranças do Campus Bagé”, concluiu.
Últimas notícias
-
05/11/2025 - 14:40
-
05/11/2025 - 13:56
-
05/11/2025 - 10:36
-
04/11/2025 - 23:21
-
04/11/2025 - 18:56





