Início > Projeto nacional com participacao da unipampa abre 12 vagas para professores atuarem em formacao em
Data de Publicação 12/09/2025 - 16:06 Atualizado em 12/09/2025 - 18:06 273 visualizações

Projeto nacional com participação da Unipampa abre 12 vagas para professores atuarem em formação em saúde mental coletiva

Professores da Universidade participarão da elaboração de conteúdos formativos no âmbito da iniciativa Cuida+ Mental APS
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) integra o projeto de extensão “Qualificação do cuidado em saúde mental coletiva na Atenção Primária à Saúde no Rio Grande do Sul: Cuida+ Mental APS”, iniciativa interinstitucional desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e o Ministério da Saúde. O projeto, registrado no sistema Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri) com o número 3948, tem como objetivo qualificar trabalhadores da saúde em todo o estado, com foco na atenção psicossocial em contextos territoriais.

Neste primeiro momento, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de desenvolvedores de conteúdo até 18 de setembro de 2025. São ofertadas 12 vagas para docentes de universidades e institutos federais do Rio Grande do Sul, distribuídas entre cinco módulos temáticos relacionados à saúde mental coletiva na Atenção Primária à Saúde (APS). Interessados devem acessar o edital completo e realizar a inscrição por meio do Google Forms, enviando os documentos descritos no edital.

Na Unipampa, a coordenação local do projeto está sob responsabilidade da professora Luana Ribeiro Borges que, juntamente com a professora Camila dos Santos Gonçalves, ambas do Campus Uruguaiana, integram a equipe pedagógica e coordenam o acordo de cooperação da ação. Segundo a professora Luana Borges, o projeto foi idealizado de forma colaborativa entre docentes das três universidades federais e terá duração de cinco anos, com a meta de formar mais de cinco mil trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) no Rio Grande do Sul.

De acordo com Luana Borges, a participação no Cuida+ Mental APS fortalece a atuação da Unipampa nas políticas públicas de saúde mental e contribui para a consolidação da formação de profissionais no estado. “Por se tratar de um projeto descentralizado e interinstitucional, que articula instituições de ensino, serviços de saúde e órgãos de controle social, a Universidade contribuirá de forma significativa para o fortalecimento do SUS e da Reforma Psiquiátrica Brasileira”, afirma.

O projeto também prevê a futura seleção de estudantes, profissionais do SUS e especialistas por experiência, ampliando o impacto formativo e social da iniciativa.