Projeto nacional com participação da Unipampa abre 12 vagas para professores atuarem em formação em saúde mental coletiva
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) integra o projeto de extensão “Qualificação do cuidado em saúde mental coletiva na Atenção Primária à Saúde no Rio Grande do Sul: Cuida+ Mental APS”, iniciativa interinstitucional desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e o Ministério da Saúde. O projeto, registrado no sistema Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri) com o número 3948, tem como objetivo qualificar trabalhadores da saúde em todo o estado, com foco na atenção psicossocial em contextos territoriais.
Neste primeiro momento, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de desenvolvedores de conteúdo até 18 de setembro de 2025. São ofertadas 12 vagas para docentes de universidades e institutos federais do Rio Grande do Sul, distribuídas entre cinco módulos temáticos relacionados à saúde mental coletiva na Atenção Primária à Saúde (APS). Interessados devem acessar o edital completo e realizar a inscrição por meio do Google Forms, enviando os documentos descritos no edital.
Na Unipampa, a coordenação local do projeto está sob responsabilidade da professora Luana Ribeiro Borges que, juntamente com a professora Camila dos Santos Gonçalves, ambas do Campus Uruguaiana, integram a equipe pedagógica e coordenam o acordo de cooperação da ação. Segundo a professora Luana Borges, o projeto foi idealizado de forma colaborativa entre docentes das três universidades federais e terá duração de cinco anos, com a meta de formar mais de cinco mil trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) no Rio Grande do Sul.
De acordo com Luana Borges, a participação no Cuida+ Mental APS fortalece a atuação da Unipampa nas políticas públicas de saúde mental e contribui para a consolidação da formação de profissionais no estado. “Por se tratar de um projeto descentralizado e interinstitucional, que articula instituições de ensino, serviços de saúde e órgãos de controle social, a Universidade contribuirá de forma significativa para o fortalecimento do SUS e da Reforma Psiquiátrica Brasileira”, afirma.
O projeto também prevê a futura seleção de estudantes, profissionais do SUS e especialistas por experiência, ampliando o impacto formativo e social da iniciativa.
Últimas notícias
-
31/10/2025 - 19:24
-
30/10/2025 - 18:45
-
30/10/2025 - 18:14
-
29/10/2025 - 14:16
-
28/10/2025 - 19:19




