Edital Pibiti CNPq-Funttel oferece fomento para projetos na área de Telecomunicações PDF Imprimir
Escrito por Heleno Rocha Nazario
Sex, 19 de Dezembro de 2014 17:18

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Pró‐Reitoria de Pesquisa (Propesq), publicou o edital nº 09/2014, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação CNPq-Pibiti/Funttel. O programa é fruto de uma parceria entre o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), voltada para a área de Telecomunicações e afins. O Pibiti/Funttel CNPq/Unipampa tem por objetivo o desenvolvimento de ciência, tecnologia e de inovação, bem como a iniciação à pesquisa de estudantes de graduação, promovendo o estímulo do interesse de estudantes de graduação pela investigação científica nas diversas áreas do conhecimento e especialidades, incentivando o pensamento científico e crítico e facilitando a interação entre os professores‐pesquisadores e os estudantes interessados em aperfeiçoar suas condições de produção intelectual.

As áreas e subáreas que serão consideradas na avaliação dos projetos de desenvolvimento tecnológico são as seguintes:

• Comunicações Ópticas
  • Comunicações Digitais sem fio
  • Redes de Transporte de Dados
  • Comunicações Estratégicas (Comunicações via satélite, Armazenamento, Segurança e controle do tráfego de dados em redes, Soluções para componentes e semicondutores, Soluções para rádio definido por software e Redes de controle de missão crítica).

As propostas deverão ser compostas por um projeto, registrado no sistema de fluxo contínuo de submissão de projetos de pesquisa via SIPPEE, plano de atividades do bolsista, planilha de produção científica e currículo lattes atualizado. Por determinação do CNPq, financiador das cotas de bolsas, o proponente deve possuir título de doutor ou de perfil equivalente para ser contemplado.

Mais informações estão disponíveis no Edital Propesq Nº 09/2014.

Com informações da Propesq