Cabeçalho Portal Unipampa Página inicial Site Campus Alegrete Site Campus Caçapava do Sul Site Campus Bagé Site Campus Dom Pedrito Site Campus Itaqui Site Campus Jaguarão Site Campus Livramento Site Campus São Borja Site Campus São Gabriel Site Campus Uruguaiana


 


Unipampa obtém nota 4 no IGC pela quarta vez PDF Imprimir
Sab, 20 de Dezembro de 2014 16:31

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os conceitos de avaliação de qualidade da Educação Superior  Pelo quarto ano consecutivo, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Os dados foram publicados no Diário Oficial da União na edição da quinta-feira, 18. Com isso, a Unipampa integra a lista das instituições que apresentaram bons índices de qualidade.

O Índice Geral dos Cursos (IGC) avalia as instituições de educação superior públicas e privadas. Trata-se do resultado da média do CPC, considerando o número de matrículas em cada um dos cursos computados e a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela CAPES. Apesar de ser calculado anualmente, o ICG refere-se sempre a um triênio. A Unipampa já teve 29 cursos avaliados nesse período. A edição 2013 do IGC avaliou 2.021 instituições de ensino superior, dentre universidades, institutos tecnológicos, centros universitários e faculdades.

Considerando o IGC contínuo, a Unipampa é a sexta melhor universidade pública do estado. A planilha com o IGC 2013 pode ser consultada neste link.

Já o Conceito Preliminar de Curso (CPC) é atribuído aos cursos que realizaram, em 2013, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores. Para o cálculo, avalia-se o desempenho dos estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior.

A reitora Ulrika Arns avalia que a nota mostra o valor do trabalho coletivo de estruturação da Unipampa, que prima pela oferta do ensino superior gratuito e de qualidade para a região. Ela também destacou que a universidade têm mostrado bom resultado desde a primeira avaliação do IGC da qual participou, mantendo a nota 4. 

Cursos apresentam qualidade

O CPC é divulgado anualmente para os cursos que tiveram, pelo menos, dois estudantes concluintes participantes e dois estudantes ingressantes registrados no Sistema Enade. As notas também variam entre 1 e 5. Na Unipampa, nove cursos foram avaliados em 2013 para o cálculo do CPC. Obtiveram conceito 4 os cursos de Nutrição, Agronegócio, Agronomia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina Veterinária. Os cursos de Serviço Social e Zootecnia receberam nota 3.

Outro indicador de qualidade é o Conceito Enade, que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Os cursos de Nutrição, Farmácia, Serviço Social e Zootecnia receberam conceito 3. A nota 4 foi para os cursos de Agronegócio, Agronomia, Enfermagem e Fisioterapia. O curso de Medicina Veterinária alcançou o conceito máximo, nota 5.




Notícias relacionadas




 


Av. General Osório, 900
Bagé, RS 96400-100
Fone Reitoria: (53) 3240-5400