Unipampa obtém nota 4 no IGC pela quarta vez PDF Imprimir
Sab, 20 de Dezembro de 2014 16:31

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os conceitos de avaliação de qualidade da Educação Superior  Pelo quarto ano consecutivo, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Os dados foram publicados no Diário Oficial da União na edição da quinta-feira, 18. Com isso, a Unipampa integra a lista das instituições que apresentaram bons índices de qualidade.

O Índice Geral dos Cursos (IGC) avalia as instituições de educação superior públicas e privadas. Trata-se do resultado da média do CPC, considerando o número de matrículas em cada um dos cursos computados e a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela CAPES. Apesar de ser calculado anualmente, o ICG refere-se sempre a um triênio. A Unipampa já teve 29 cursos avaliados nesse período. A edição 2013 do IGC avaliou 2.021 instituições de ensino superior, dentre universidades, institutos tecnológicos, centros universitários e faculdades.

Considerando o IGC contínuo, a Unipampa é a sexta melhor universidade pública do estado. A planilha com o IGC 2013 pode ser consultada neste link.

Já o Conceito Preliminar de Curso (CPC) é atribuído aos cursos que realizaram, em 2013, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores. Para o cálculo, avalia-se o desempenho dos estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior.

A reitora Ulrika Arns avalia que a nota mostra o valor do trabalho coletivo de estruturação da Unipampa, que prima pela oferta do ensino superior gratuito e de qualidade para a região. Ela também destacou que a universidade têm mostrado bom resultado desde a primeira avaliação do IGC da qual participou, mantendo a nota 4.

Cursos apresentam qualidade

O CPC é divulgado anualmente para os cursos que tiveram, pelo menos, dois estudantes concluintes participantes e dois estudantes ingressantes registrados no Sistema Enade. As notas também variam entre 1 e 5. Na Unipampa, nove cursos foram avaliados em 2013 para o cálculo do CPC. Obtiveram conceito 4 os cursos de Nutrição, Agronegócio, Agronomia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina Veterinária. Os cursos de Serviço Social e Zootecnia receberam nota 3.

Outro indicador de qualidade é o Conceito Enade, que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Os cursos de Nutrição, Farmácia, Serviço Social e Zootecnia receberam conceito 3. A nota 4 foi para os cursos de Agronegócio, Agronomia, Enfermagem e Fisioterapia. O curso de Medicina Veterinária alcançou o conceito máximo, nota 5.