Cabeçalho Portal Unipampa Página inicial Site Campus Alegrete Site Campus Caçapava do Sul Site Campus Bagé Site Campus Dom Pedrito Site Campus Itaqui Site Campus Jaguarão Site Campus Livramento Site Campus São Borja Site Campus São Gabriel Site Campus Uruguaiana


 


Encontro discute a Educação nas fronteiras do Brasil PDF Imprimir
Qui, 18 de Dezembro de 2014 14:00
Santana do Livramento recebeu, na terça-feira, 16, atividade do Panorama Preliminar da Educação na Fronteira do Brasil com a América do Sul¸ promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o encontro foi intermediado pela Assessoria de Relações Internacionais (ARInter), em paralelo ao VI Fórum das Ciências Sociais e Aplicadas, realizado no campus Santana do Livramento.

A reunião foi conduzida pela responsável pela cooperação bilateral com a América Latina pela Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro, Sandra Sergio, e pela consultora na Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro, Joana Amaral. Em suas falas, elas esclareceram que esta ação é um processo inicial e parcial de escuta sobre as condições de educação na fronteira, seus principais desafios, avanços e potencialidades. O processo em discussão se insere em um contexto fronteiriço brasileiro que abrange 45 campi universitários, 45 institutos federais, além mais de 13.600 escolas de Educação Básica.



Conforme a Técnica em Assuntos Educacionais da ARInter, Cláudia Garrido, dois questionamentos básicos nortearam o encontro: quais são as características da fronteira Santana do Livramento/Rivera e de que forma essas características influenciam a Educação Superior.

Os participantes – em sua maioria, servidores e acadêmicos da Unipampa – tiveram a oportunidade de fazer as colocações sobre suas vivências, experiências, angústias, desafios e expectativas no que tange à realidade da educação nesta fronteira.

As colaboradoras do MEC finalizaram o encontro afirmando que o Ministério busca conhecer as distintas realidades deste vasto território fronteiriço, para então qualificar as questões pertinentes ao tema e também as relações com os países fronteiriços.

Com informações de Cláudia Garrido

 


Av. General Osório, 900
Bagé, RS 96400-100
Fone Reitoria: (53) 3240-5400