Encontro discute a Educação nas fronteiras do Brasil PDF Imprimir
Qui, 18 de Dezembro de 2014 14:00
Santana do Livramento recebeu, na terça-feira, 16, atividade do Panorama Preliminar da Educação na Fronteira do Brasil com a América do Sul¸ promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o encontro foi intermediado pela Assessoria de Relações Internacionais (ARInter), em paralelo ao VI Fórum das Ciências Sociais e Aplicadas, realizado no campus Santana do Livramento.

A reunião foi conduzida pela responsável pela cooperação bilateral com a América Latina pela Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro, Sandra Sergio, e pela consultora na Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro, Joana Amaral. Em suas falas, elas esclareceram que esta ação é um processo inicial e parcial de escuta sobre as condições de educação na fronteira, seus principais desafios, avanços e potencialidades. O processo em discussão se insere em um contexto fronteiriço brasileiro que abrange 45 campi universitários, 45 institutos federais, além mais de 13.600 escolas de Educação Básica.

Conforme a Técnica em Assuntos Educacionais da ARInter, Cláudia Garrido, dois questionamentos básicos nortearam o encontro: quais são as características da fronteira Santana do Livramento/Rivera e de que forma essas características influenciam a Educação Superior.

Os participantes – em sua maioria, servidores e acadêmicos da Unipampa – tiveram a oportunidade de fazer as colocações sobre suas vivências, experiências, angústias, desafios e expectativas no que tange à realidade da educação nesta fronteira.

As colaboradoras do MEC finalizaram o encontro afirmando que o Ministério busca conhecer as distintas realidades deste vasto território fronteiriço, para então qualificar as questões pertinentes ao tema e também as relações com os países fronteiriços.

Com informações de Cláudia Garrido