Produção de conhecimento científico é tema de curso em Uruguaiana PDF Imprimir
Escrito por Franceli Couto
Ter, 16 de Dezembro de 2014 07:46

O Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada, o Grupo de Pesquisa em Fisiologia e o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), promoveram um curso sobre ciência, filosofia e redação. A capacitação ocorreu nos dias 11 e 12 de dezembro, no Salão de Atos, do Campus Uruguaiana.

O primeiro dia do curso tratou sobre a produção do conhecimento científico a partir das bases filosóficas da ciência. No dia seguinte, foram abordados os aspectos da redação científica a nível internacional, de forma que os projetos possam ser organizados para que se tornem competitivos.

O curso teve carga horária de 12h e foi ministrado pelo professor Gilson Luiz Volpato, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Botucatu. O professor atuou de forma voluntária e não houve taxa de inscrição para os participantes.

Para o professor Felipe Carpes, do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, o curso foi diferente de tudo já proposto na Unipampa. “Eu considero esse curso como uma das oportunidades mais completas e qualificadas para promover o raciocínio científico e para despertar o interesse pela ciência”, afirma. Carpes relata que a capacitação também serviu para entender que a redação científica atual é muito diferente do que se realizava anteriormente. “Hoje se dá muito valor para as bases teóricas que fomentam a realização de uma pesquisa e a transformação dessa pesquisa em conhecimento científico”, finaliza.

Na oportunidade, houve arrecadação de brinquedos, que serão distribuídos em campanhas de Natal, realizadas em Uruguaiana. Participaram 115 pessoas, entre alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado e cientistas credenciados dos programas de pós-graduação do Campus Uruguaiana.