UNIPAMPA participou de Workshop de Abertura do Serviço Experimental Mconf PDF Imprimir
Qui, 18 de Abril de 2013 16:53

O Workshop de Abertura do Serviço Experimental Mconf aconteceu no dia 21 de março de 2013, reunindo representantes de instituições parceiras da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no hotel Golden Tulip Regente, no Rio de Janeiro. A reunião contou com a participação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que integra o grupo de instituições convidadas a participarem do projeto. Representando a Universidade, a gestora do projeto e coordenadora da Coordenadoria de Educação a Distância (CEaD), Maria Cristina Graeff Wernz, e o analista de TI do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC), Patric da Silva Ribeiro, estiveram presentes no Workshop.

Depois de passar pelas primeiras fases do Programa de GTs, entre 2010 e 2012, o Mconf, infraestrutura de multiconferência web que realiza reuniões, apresentações e encontros virtuais entre diversos usuários, chegou à fase de serviço experimental, última etapa do ciclo de Pesquisa e Desenvolvimento. A etapa de experimentação do serviço, que tem conclusão prevista para junho de 2013, tem como alguns desafios e objetivos aprimorar a arquitetura do produto através de uma solução de alta disponibilidade e escalável, para atender milhares de usuários, permitindo uma identidade visual customizável e a integração com dispositivos móveis.

Para fazer parte da equipe de desenvolvimento do Mconf, a RNP selecionou o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Instituto Federal do Pará (IFPA), Laboratório de Telessaúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ),  Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a UNIPAMPA.

Os convites foram enviados a universidades e instituições federais que utilizam frequentemente o recurso de webconferência e também aos participantes do Workshop de avaliação da fase 2 do grupo de trabalho do Mconf.

Em entrevista para a RNP, o coordenador da iniciativa, Valter Roesler (UFRGS), indicou que o Mconf tem a proposta de ser um software aberto de multiconferência, capaz de operar em navegadores web e dispositivos móveis (Android), que permita a colaboração em reuniões virtuais utilizando áudio e vídeo em tempo real. Segundo Valter, um dos pontos positivos do portal desenvolvido pelo serviço experimental é a possibilidade de criação de comunidades, o que aumenta o potencial colaborativo da ferramenta.
- Cada usuário tem a sua sala de conferência pessoal e pode criar e participar de comunidades, para discussões em grupo - explica o pesquisador.

Desenvolvido em código aberto e disponibilizado em repositório como Github e Googlecode, o Mconf possibilita a edição de notas, conversas através de bate-papo, compartilhamento, também permitindo a gravação das multiconferências realizadas.

Os primeiros experimentos já estão em andamento por parte da CEaD e do NTIC, em diálogo com as instituições parceiras e com a própria RNP. Após essa fase de experimentos o serviço será disponibilizado para todas as instituições de acordo com as políticas da RNP.

Com informações de Maria Cristina Graeff Wernz e Patric Ribeiro, Nycolas Ribeiro para Assessoria de Comunicação Social.