Cabeçalho Portal Unipampa Página inicial Site Campus Alegrete Site Campus Caçapava do Sul Site Campus Bagé Site Campus Dom Pedrito Site Campus Itaqui Site Campus Jaguarão Site Campus Livramento Site Campus São Borja Site Campus São Gabriel Site Campus Uruguaiana


 


Campus Alegrete sediou seminário sobre inclusão educacional PDF Imprimir
Ter, 29 de Novembro de 2011 16:40
O Seminário Desafios e Perspectivas para a Inclusão Educacional em Alegrete aconteceu no Campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no sábado, 26 de novembro, como última atividade presencial do projeto de extensão multicampi Acessibilidade na Comunicação: fóruns e oficinas como mecanismos para promover autonomia na inclusão escolar prevista para o município de Alegrete. O evento foi organizado pela coordenadora de Educação a Distância, professora Amanda Meincke Melo, e está relacionado ao projeto coordenado pela professora Cenir Tier, do Campus Uruguaiana. O projeto de extensão tem como público-alvo professores da Educação Básica e servidores da UNIPAMPA interessados em se aperfeiçoar na temática da acessibilidade com vistas a promover a inclusão educacional, e é financiado pelo Edital nº 05 PROEXT 2010 - MEC/SESu.

As atividades iniciaram com uma roda de conversa sobre inclusão educacional e atendimento educacional especializado, momento no qual os participantes compartilharam experiências e preocupações, além de realizarem propostas. Contou a presença da Psicopedagoga Auristela de Oliveira Fernandes, que integra o Núcleo de Educação Inclusiva e o Núcleo de Assessoria e Avaliação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Alegrete.

alt alt

A roda de conversa foi seguida por duas palestras. A professora Joseane Giacomelli da Silva Reck, egressa da segunda turma de Ciência da Computação da UNIPAMPA, apresentou a possibilidade de digitalização de livros para uso por pessoas com deficiência visual, formatos de livros acessíveis e alguns desafios ainda enfrentados na aquisição de livros produzidos no Brasil em formatos digitais, além de cuidados necessários à promoção da acessibilidade no espaço físico das bibliotecas. O acadêmico Thomás Jaskulski Capiotti, bolsista PROEXT2010/MEC, compartilhou resultados parciais de sua investigação para o desenvolvimento de seu trabalho de conclusão de curso sobre a acessibilidade dos laboratórios de informática da UNIPAMPA, que visa a propor configurações para laboratórios de informática amplamente acessíveis, a partir do entendimento dos sete princípios do Design Universal.

altalt

No período da tarde, as atividades tiveram continuidade com a apresentação de um estudo de caso pela professora Maria Cristina Graeff Wernz (Secretária Executiva da Coordenadoria de Educação a Distância), sobre a acessibilidade no ambiente físico. O trabalho envolveu um diagnóstico das condições de acessibilidade dos espaços físicos do Campus Alegrete com a participação de uma servidora cadeirante. Trata-se de um estudo de caso realizado por servidores da UNIPAMPA no escopo do curso Atores da Inclusão na Universidade: formação e compromisso, promovido pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A servidora Maria Cristina compartilhou com os participantes a tomada de consciência promovida pelo curso, que convoca à mobilização com vistas a melhorar as condições de acessibilidade para todos.

alt

A metodologia do Estudo de Caso foi apresentada, então, aos participantes que, em pequenos grupos, escolheram uma situação problema para discutir em grupo, entre eles: inclusão e organização do espaço escolar, inclusão de aluno surdo, atendimento educacional especializado (AEE) para estudantes com deficiência visual. O evento encerrou com uma conversa sobre perspectivas para 2012, considerando cenários de projetos de extensão que serão organizados pelo Grupo de Estudos em Informática na Educação, sendo um deles aprovado no Edital nº 4 PROEXT 2011 - MEC/SESu, o projeto Info.edu: tecnologias da informação e comunicação em comunidades escolares de Alegrete.

alt

Resultados e necessidades

A professora Amanda analisa, a partir do evento, que muitos dos desafios vivenciados nas escolas do município e na própria UNIPAMPA são semelhantes, o que sugere que profissionais de ambos os espaços podem se beneficiar de trocas de experiências e de ações conjuntas, com vistas à promoção da educação inclusiva. Segundo ela, os participantes apresentaram sugestões como:
  • palestras e oficinas por especialistas que possam apresentar métodos e técnicas que contribuam efetivamente à inclusão e ao atendimento educacional especializado em casos específicos;
  • ciclos de leituras;
  • realização de estudos de caso;
  • compartilhamento de informações e de experiências em espaço virtual;
  • seminários para trocas de experiências entre os próprios professores da rede municipal;
  • esclarecimento de mais pessoas sobre a temática (famílias, gestores das escolas, gestores municipais, etc.).
A professora destaca ainda uma demanda recorrente, em função da carência na região de pessoas qualificadas: a formação para a comunicação e o ensino em/de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais.

A última atividade presencial do projeto de extensão multicampi Acessibilidade na Comunicação ocorrerá no dia 3 de dezembro, sob a organização da professora Marta Iris Camargo Messias da Silveira, dentro da programação do II Seminário Internacional da Cultura Afro: Diversidade e Inclusão na UNIPAMPA, que acontecerá de 1º a 3 de dezembro no Campus Uruguaiana.

Com colaborações, Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social (informações e fotos por Amanda Meincke Melo)
 


Av. General Osório, 900
Bagé, RS 96400-100
Fone Reitoria: (53) 3240-5400