Cabeçalho Portal Unipampa Página inicial Site Campus Alegrete Site Campus Caçapava do Sul Site Campus Bagé Site Campus Dom Pedrito Site Campus Itaqui Site Campus Jaguarão Site Campus Livramento Site Campus São Borja Site Campus São Gabriel Site Campus Uruguaiana


 


Novo portal da Unipampa entra no ar no domingo, 11 PDF Imprimir
Escrito por Aline Reinhardt da Silveira   
Sex, 09 de Janeiro de 2015 18:41
A partir do próximo domingo, 11, a comunidade acadêmica da Unipampa passará a contar com um novo e moderno portal de Internet da Instituição. O novo portal entra no ar no dia em que se comemoram os sete anos da lei que criou oficialmente a Universidade Federal do Pampa. O desenvolvimento do novo site ficou a cargo da equipe de Portais do Núcleo de Tecnologia de Informação e Comunicação (NTIC), em parceria com a Assessoria de Comunicação Social (ACS) para as questões de layout e de fluxo de publicação de notícias. Além de facilitar o uso pela comunidade interna, o novo portal também amplia as possibilidades de divulgação à comunidade externa.

O novo portal trará um layout moderno, amparado pelo Manual de Identidade Visual da Unipampa (MIV), que preza pela usabilidade, pela acessibilidade e respeita os padrões do governo federal para usabilidade ePWG e eMAG (respectivamente, Padrões Web em Governo Eletrônico e Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). Isso significa que, em pouco cliques, o usuário deve chegar na informação de seu interesse. A acessibilidade vem atender não só um pedido da comunidade acadêmica, como também atender à maior parte das orientações legais.

A discussão e os estudos para o desenvolvimento de um novo portal, mais simples, funcional e moderno, vem sendo realizados desde 2010. Desenvolvido totalmente em software livre com o framework de gerenciamento de conteúdo Drupal, o novo portal é responsivo, ou seja, se adapta aos diferentes navegadores de Internet, sistemas operacionais e inclusive aos dispositivos móveis como celulares e tablets

O gerenciamento dos conteúdos do portal também faz parte das mudanças, e a arquitetura do site traz partes de conteúdo estáticas (atualizadas por um usuário, uma a uma) e partes dinâmicas, ou seja, páginas alimentadas a partir dos dados e informações presentes nos sistemas da Universidade (como SIE, Guri etc.). Conforme explica o diretor do NTIC, professor Leonardo Pinho, a disponibilização de informações baseada nos dados atualizados nos sistemas da Universidade “aumenta a consistência e a atualização dos dados do principal veículo de divulgação da Unipampa”.

Visualmente mais limpo, mais fácil de usar, com menu facilitado e mais espaços para multimídia, o portal também está pronto para ter suas principais seções disponibilizadas em inglês e em espanhol, já com foco nas ações de internacionalização da Unipampa.

Nessa fase de implantação, tanto a nova versão quanto o antigo portal estarão disponíveis.  A equipe de Portais do NTIC destaca que, em breve, devem ser liberados os novos layouts dos demais portais (dos campi, setores etc.), e na sequência o layout dos sites de cursos. Neste aspecto, Pinho destaca que está prevista a disponibilidade de um conteúdo mínimo comum a todos os cursos e campi – definido após estudo da ACS a respeito dos sites de cursos da Unipampa e de outras universidades e das particularidades presentes nos dez portais de campus atuais –, “sem inibir a complementação de informações”. Futuramente, deve ser realizada a adequação do portal para o Padrão de Dados Abertos, conforme prevê a Lei de Acesso à Informação.
 


Av. General Osório, 900
Bagé, RS 96400-100
Fone Reitoria: (53) 3240-5400